Imagem

Saiba como usar o smartphone para melhorar nos estudos

Organização é o segredo para evitar a recuperação no final do ano. Comece agora e aproveite o verão de 2019

O início do ano letivo também é o momento ideal para organizar a rotina de estudos e evitar notas baixas. O smartphone é visto com o vilão nas escolas, mas também pode ser um aliado interessante para melhor o desempenho nas provas.

Lembre-se das datas  - O calendário do seu celular não serve apenas para conferir qual o dia do mês. Use essa ferramenta para organizar compromissos e não deixar tudo em cima da hora. Coloque um alarme alguns dias antes para avisar que o prazo está próximo. Provas, trabalhos e seminários podem receber tags com cores diferente para não serem esquecido. 

Anote tudo -  Se uma dúvida aparecer fora da sala de aula, vale utilizar aplicativos com o One Note, da Microsoft, o Keep, do Google, e o Evernote para fazer um lembrete e falar com o professor depois. É possível fazer em texto corrido ou em lista para facilitar a organização. Separe por matéria ou por professor.

Guarde para ler depois  - A internet oferece conteúdos legais que podem ser úteis nos estudos. Marcar como favorito ou usar aplicativos como o Pocket são formas de arquivar algum texto. Assim fica mais fácil encontrar e ler depois com mais calma.

Use o dicionário - Pode parecer besteira, mas ter um bom dicionário pode ajudar muito nos estudos. O aplicativo pode te ajudar a escrever uma redação com menos palavras repetidas, dar um apoio na leitura dos livros da aula de literatura e até deixar mais claro algum termos de outras disciplinas.
O dicionário também é uma boa maneira para estudar línguas estrangeiras. Se o contexto não for suficiente, procure o significado da palavra para aumentar seu vocabulário. Se forem feitas 10 consultas por dia, é possível aprender milhares de novos termos em um ano de estudo.

Aplicativos de notícia  - Estar bem informado é importante para fazer uma boa redação e entender melhor algumas disciplinas. Faça o download do app do jornal ou revista de sua preferência e acompanhe o que está acontecendo no mundo. Se você não sabe muito bem por onde começar, o Flipboard pode te dar uma ajuda. Esse aplicativo faz uma compilação dos assuntos do dia e envia para o teu e-mail. Evite se informar apenas pelas redes sociais ou pelos grupos do WhatsApp.

YouTube não é só diversão -  Alguns canais da plataforma podem dar um apoio na hora de estudar. O Canal YouTube Educação tem várias aulas voltadas para o Enem. Essa é uma ajuda para revisar o conteúdo da sala de aula e esclarecer algumas dúvidas. Os vídeos não substituem a aula tradicional e os professores, mas complementam o trabalho em casa. 

Dica extra - O smartphone pode ajudar a organizar a rotina de estudos e as vezes oferecer uma ajuda na hora da dúvida, mas também é uma grande distração. Quando for estudar, deixe as redes sociais de lado. Se for difícil controlar, marque intervalos de tempo no timer do relógio para conferir as últimas mensagens a cada intervalo de tempo.


Compartilhar esta notícia

Notícias Relacionadas

0 comentário(s)

Faça o seu login ou cadastre-se para comentar!